Professora Nilda lidera com folga todos os cenários em Parnamirim, aponta pesquisa Seta

A Professora Nilda lidera todos os cenários na disputa pela Prefeitura de Parnamirim, de acordo com pesquisa Seta, realizada nos dias 2 e 3 abril.

A pré-candidata mantém uma margem frente aos demais nomes na corrida eleitoral. A sondagem trouxe ainda informações a respeito das aprovações das gestões municipais, estadual e federal, reflete o sentimento da população de mudança do grupo atual que está à frente da administração.

No tocante à avaliação da gestão municipal, a administração do prefeito Rosano Taveira é desaprovada por 63% dos eleitores parnamirinenses entrevistados pelo instituto Seta, 26% aprova e não sabe/não respondeu somou 11%.

Ao serem questionados “Nesta eleição, o (a) sr (sra) pretende votar pela permanência ou mudança do grupo que hoje administra a Prefeitura de Parnamirim?”, 78,6% respondeu que pretende votar pela mudança, 10,3% afirmou pela permanência e 11,1% não sabe/não respondeu.

No item capacidade de transferência de votos pelo prefeito Taveira, a pesquisa Seta trouxe a seguinte questão: “O (a) sr. (sra) votaria em um candidato apoiado pelo prefeito de Parnamirim Rosano Taveira?”. A maioria dos eleitores entrevistados, o correspondente a 65%, respondeu que não votaria, não sabe/não respondeu foi 25% e apenas 10% afirmaram que votam no candidato do prefeito.

Na questão estimulada, quando o entrevistado aponta os nomes dos pré-candidatos a prefeito, a Professora Nilda figura em primeiro lugar com 35,6% das intenções de voto, abrindo vantagem de 21,3 pontos percentuais sobre Kátia Pires, citada por 15,3% dos eleitores ouvidos.

Salatiel de Souza aparece com 11,1%, Irani Guedes tem 2,7%, Marciano Júnior foi citado por 1,3%, Wolney França foi citado por 0,4% dos entrevistados, Homero Grec aparece com 0,3%, Eron do PT tem 0,1%, ninguém/branco/nulo tem 26,9% e não sabe/não respondeu 6,3%.

A pesquisa também apresentou aos entrevistados dois outros cenários estimulados. No primeiro, num confronto direto entre a Professora Nilda e Saltiel de Souza, a pré-candidata aparece com 44,3% contra 16%, abrindo uma vantagem de 28,3 pontos percentuais.

Não sabe/não respondeu surge com 10,7% e ninguém/brabco/nulo tem 29%. No segundo, no qual foram apresentados os nomes dos pré-candidatos Nilda, Kátia e Salatiel, a professora lidera com 40% das citações, seguida pela vice-prefeita com 19,7% e Salatiel de Souza com 13,4%. Não sabe/não respondeu tem 8,7% e ninguém/branco/nulo aparece com 18,1%.

O instituto de pesquisa Seta ouviu 700 pessoas. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número TRE/RN – 07215/2024.

Portal 96 FM

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *