Marinha abre processo seletivo com 293 vagas para Natal e outras regiões. Confira!

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) abriu edital com inscrições de 15 a 25 de maio, para processo de seleção de candidatos, com 293 vagas no total, sendo 119 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA). As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de agosto.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no endereço www.marinha.mil.br/ciaga/, no “link” “PS EFOMM/2024”.

Dentre os requisitos para ingresso, constam os seguintes itens: ser brasileiro nato (ambos os sexos), com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2024, ter concluído o Ensino Médio até 29 de janeiro de 2024, não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável e estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral.

São quatro etapas no processo seletivo: exame de conhecimentos, com provas de Matemática, Inglês, Física, Português e Redação; etapa psicofísica, na qual os candidatos passam por inspeção de saúde; aplicação do teste de suficiência física (corrida e natação); e período de adaptação e verificação de documentos.

Os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIABA. Confira as cidades para a realização das 1ª, 2ª e 3ª etapas do processo seletivo: Santana (AP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Parnaíba (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Santarém (PA) e São Luís (MA).

Curso de Formação

Mais de 80% do comércio mundial de mercadorias é transportado por via marítima. A União Europeia estima que, até 2050, a demanda global por fretes triplicará o volume de cargas transportadas pelos oceanos. Cada navio requer uma tripulação capacitada, composta por pessoal de máquinas, convés e câmara, divididos entre oficiais, sub-oficiais e subalternos. Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: Náutica e Máquinas. Ao Oficial de Náutica compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; ao Oficial de Máquinas compete a condução e manutenção das instalações de máquinas do navio.

Serviço:

Cargo: Oficiais da Marinha Mercante
Vagas: 293
Site: www.marinha.mil.br/ciaga/
Período de inscrição: 15 e 25 de maio de 2023
Taxa de inscrição: R$ 65,00

Por Ponta Negra News.

Colaborador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *