Cristiane Dantas é destaque no cenário político potiguar, ao se posicionar contrária ao aumento do ICMS

A Deputada Estadual Cristiane Dantas é destaque no cenário político potiguar, ao se posicionar contrária ao aumento injustificável do imposto ICMS. Oposicionista ao Governo do PT no Estado do Rio Grande do Norte, em um ato de lucidez, coerência e acima de tudo, solidária com a insatisfação da população pagadora de impostos – a deputada não ver no aumento de tributos a solução para os problemas financeiros do Estado, que na minha opinião, é criado e alimentado pela péssima administração pública da Governadora Fátima Bezerra.

São muitos os argumentos que buscam justificar a fixação da alíquota em 20% a partir de 2024, uma delas foi apresentada pelo Presidente da Federação dos Municípios (femurn), Luciano Silva Santos, afirmando que a crise financeira enfrentada pelos Municípios potiguares levará 80 Prefeituras do Estado a decretar calamidade financeira. O Secretário Estadual da Fazenda (Sefaz), Carlos Eduardo Xavier, falou de posição com menos competitividade e disse haver necessidade do Estado em manter seu poder de crescimento e arrecadação, para lidar com despesas públicas.

Diante desses argumentos, nos resta questionar os motivos que levaram cerca de 80 Prefeituras a sofrer com crises financeiras e o porque o Estado está sujeito a menos competitividade em relação aos demais Estados da região e porque buscar manter o poder de crescimento por meio de arrecadação visando lidar com despesas públicas. Ora, um Estado que reduz seus investimentos em 47,6%, certamente não produz, um funcionalismo público que cresce 84,5% normalmente aumenta o gasto com a folha de pagamento; a redução do fundo de participação dos municípios ( FPM) e o atraso em entrega de emendas parlamentares são fatores cruciais que desestabilizam as contas públicas de qualquer Prefeitura, capaz inclusive, de gerar graves crises econômicas aponto de promover um colapso financeiro.

Nesse sentido, é notável que toda crise financeira existente é proveniente de inúmeras ações desastrosas do Governo Federal e Estadual. Ao invés de assumirem o erro e corrigirem as metas adotadas, voltando atrás em relação a determinadas medidas, buscam descaradamente meter a não no bolso do trabalhador visando sustentar o Estado Gordo e suprir outras necessidades do Estado por meio de aumento abusivo de impostos.

A Deputada Estadual Cristiane Dantas é sinônimo de firmeza em seu posicionamento contrário a manutenção da alíquota do ICMS, e suas argumentações na Assembléia Legislativa são legítimas e contundentes. Todo o Rio Grande do Norte compartilha do posicionamento da Deputada se sentindo representado por uma parlamentar que por meio de sua brilhante e sensata atuação, se colocada em defesa dos interreses da população potiguar, contrária a bizarrices administrativas da turma do PT no âmbito Federal e Estadual.

Colaborador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *