Foi encerrada nesta sexta-feira (18), a capacitação da Guarda Municipal para implementação da Patrulha Maria da Penha no município.

Foram três dias do intensivo onde os guardas recém empossados receberam palestras e treinamento acerca do trabalho da patrulha, que irá fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas expedidas pela justiça.

A deputada estadual Cristiane Dantas e o delegado da Polícia Civil do município, Normando Feitosa, foram os responsáveis pelas palestras no primeiro dia da capacitação, que nos dias seguintes foi realizada na Escola Municipal Severino Bezerra de Melo e contou com a participação de representantes do Ministério Público, da Guarda Municipal de Natal, e ainda de personalidades que trabalharam a importância do atendimento humanizado as mulheres vítimas de violência, como Auxiliadora Borba do Projeto Justiceiras, e Célia Melo, que é Subtenente da PM, arte educadora, cordelista e contadora de história.

A equipe da Coordenadoria da Mulher liderada pela assistente social Suzanira Praxedes, também participou da capacitação, onde além de prestar apoio a coordenação do curso também passou a realidade do quadro de violência contra a mulher no município, que infelizmente não é baixo, “Nossa realidade infelizmente está longe de ser a ideal, mas com o trabalho da Coordenadoria em conjunto com a Guarda Municipal não tenho dúvidas que poderemos proporcionar mais segurança e confiança a essas mulheres que tanto precisam do nosso apoio nessa situação difícil.” Disse Suzanira, que afirmou que a equipe segue a disposição do Gabinete do prefeito para o que for necessário para auxiliar a implementação da Patrulha.

O prefeito Zé Figueiredo ao lado da Chefe de Gabinete Thaiane Varela, e do coordenador da Guarda Municipal, Sargento Dudu, participou do encerramento e da entrega dos certificados onde agradeceu a coordenação da capacitação pelo trabalho desenvolvido, “Não tenho palavras para expressar minha gratidão a professora Udymar Pessoa e a Dra. Sheila Freitas que se dispuseram nesses três dias a passarem seus conhecimentos. Uma oportunidade maravilhosa que fará a diferença no trabalho de vocês na patrulha, uma difícil missão que é a de cuidar e proteger essas mulheres já tão fragilizadas, e que precisam e merecem de proteção, cuidados e um atendimento digno e humanizado.” Disse o prefeito que ainda agradeceu a deputada estadual Cristiane Dantas pelo cuidado constante com a mulher mipibuense, “Cristiane sempre foi atenta as nossas necessidades, e a indicação do nosso município para receber essa capacitação mudará a vida de muitas mulheres. Agora é com vocês realizarem um trabalho de excelência com tudo que foi absorvido.” Encerrou Zé.

A capacitação teve a duração de três dias e habilita a Guarda Municipal a integrar a Patrulha Maria da Penha.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.