ELEIÇÕES PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: COMO VOTAM OS PARLAMENTARES PARA PRESIDENTE EM 2022

Como nosso Blog havia anunciado, dois grandes fatos acontecem esse ano na política norte-rio-grandese e mipibuense, a nível de Estado vem as eleições para Governador e a nível municipal, a eleição para a mesa diretora para o biênio 2023/2024 da Câmara Municipal de São José de Mipibu/RN.

Nossa edição se manteve em silêncio durante todo esse tempo, mas isso não não foi motivo para não apurar as informações, a eleição que acontece a partir do segundo semestre do ano de 2022, a não ser que, haja a alteração em dois Artigos do Regimento interno da casa que diz:

Art. 60. É vedada a reeleição para o mesmo cargo ocupado pelo Vereador, na mesma legislatura. Art. 61. A eleição para renovação da Mesa Diretora para o segundo biênio realizar-se-á no segundo período do segundo ano da legislatura, cuja posse dar-se-á em 1º de janeiro do terceiro ano da legislatura.

Estes artigos estão em um Projeto de Lei assinado por sete dos treze vereadores para que haja a mudança e para que a possa ocorrer as eleições para o próximo biênio a qualquer momento, com cinco assinaturas o Projeto já pode entrar em pauta, mas para que seja aprovado precisa de 2/3 dos votos por maioria simples, ou seja, 09 vereadores precisam dizer sim a Lei.

Quem seria o 9º voto?

Desde que assumiu a Presidência a vereadora Carla Simone sempre mantive um diálogo maior com a bancada feminina, e contava com às mulheres da casa, mas a vereadora Ducineide Rodrigues, ‘Duce de Laranjeiras’ na hora de assinar o Projeto disse que não poderia, pois dependia do Prefeito Figueiredo, que segundo a mesma foi orientada a não assinar o Projeto que dava a Simone o direto de concorrer a mais um mandato.

Como votam os Parlamentares?

A seguir nossa edição criou uns cards que mostram como votam cada um dos parlamentares e quem são as pretensas candidatas ao cargo de Presidente para o biênio de 2023/2024.

Se o Projeto de Lei que altera a redação dos Artigos 61 e 61 do Regimento interno for aprovado, a Vereadora e atual Presidente Carla Simone conta até agora com 07 dos 13 votos da casa do povo.

A vereadora e Presidente em exercício, devolveu a casa do povo ao seus donos, o povo mipibuense e terminou seu primeiro ano de mandato com a avaliação lá em cima com o povo e com os colegas vereadores pela forma como vem conduzindo à casa.

Já a vereadora Verônica Senra que não afirma ser candidata a Presidente, mas pelas ruas e vielas de Mipibu se comenta que existe um acordo para que a mesma seja a Presidente do próximo biênio conta com os votos declarados dos Vereadores Caboclinho e Zé Lúcio.

É de sua autoria a alteração da Lei que proíbe a reeleição para o mesmo cargo na mesma Legislatura.

Já os vereadores Ducineide Rodrigues e Jean Nerino ainda não tem posição definida, ou seja, ainda não tomaram partido, estão aguardando as águas claras da maré baixar.

A vereadora Duce Rodrigues, nas entrelinhas deu não a vereadora Carla Simone quando não assinou o Projeto que altera os artigos do regimento dando-lhe o direto de concorrer mais uma vez ao cargo de Presidente.

O vereador Jean Nerino tem feito política de bastidores, sabe que se Verônica não viabilizar poderá votar no mesmo juntamente com os vereadores, Caboclinho e Zé Lúcio e, consequentemente a vereadora Duce Rodrigues, pelo menos é nisso que ele acredita.

Se não houver mudança na Lei, os vereadores que hoje apoiam a mudança da Lei e o nome da Vereadora Carla Simone dizem votar em qualquer outro nome do grupo que compõem esse bloco, mas não votam em Verônica em nenhuma hipótese.

Para alguns analistas políticos, quem resolve esse quebra cabeça será o Prefeito Figueiredo Varela e eu até concordo, mas com certeza terá que abrir ainda mais espaço para os demais vareadores, inclusive, para a vereadora Carla Simone que hoje carrega no mandato a responsabilidade de Presidente.

DO BLOG

Como havíamos anunciado, essas são as posições de hoje da política em relação a eleição de Prisente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, mas isso amanhã pode mudar.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *