PREFEITO ZÉ FIGUEIREDO ABRE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E ENTREGA VEÍCULO NOVO PARA EQUIPE DE ENDEMIAS

Fotos: ASSECOM

O prefeito do município de São José de Mipibu, José de Figueiredo Varela(MDB), participou na manhã deste sábado(02), da abertura do dia “D” da campanha de vacinação antirrábica, que segue até o próximo dia 13. Durante o evento, o gestor municipal formalizou a entrega de um veículo à equipe de Endemias do município.

A Campanha Nacional de Vacinação antirrábica que tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana,  em São José de Mipibu contou com  sete pontos para os tutores levarem seus pets para receber a imunização.

Foram vacinados cães e gatos com idade acima de quatro meses. De acordo com o agente sanitário Lucas Oliveira, a expectativa é imunizar 08 mil animais durante a campanha.

Os pontos de vacinação foram estrategicamente armados na sede da Prefeitura Municipal, nas unidades de saúde do Bairro Novo, Tancredo Neves, Pau Brasil, UBS Marciano Dias Freire, na avenida Senador João Câmara, na Escola Municipal Eusa de Melo Palhano, na COHAB,  e no estabelecimento comercial Bodega Rações, no centro da cidade.

A raiva é uma zoonose viral caracterizada como encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade em aproximadamente 100% dos casos. A transmissão se dá por meio da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado (cães, gatos, morcegos, raposas, primatas e outros do ambiente rural), principalmente pela mordedura e, raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Prevenção

Uma das principais forma de prevenção da raiva, tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, ocorre mediante manutenção de altas taxas de cobertura vacinal nos animais domésticos (cães e gatos) e animais de produção (vacas, ovelhas porcos, cavalos, entre outros).

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *